top of page

O MUNDO DO ESPORTS

Updated: Jan 10, 2023

Se você está constantemente na internet e gosta de jogar, provavelmente já ouviu falar sobre Esports e, se ainda não ouviu, provavelmente ficou curioso, certo? O termo pode ser um pouco confuso para algumas pessoas e seu significado ainda não é muito claro para todos! Mas não se preocupe! Neste post aqui, estarei explicando o mundo do Esports e como ele funciona!


Esports vem do termo “esportes eletrônicos” e é usado para descrever competições que usam videogames. Não é o mesmo que competir com amigos ou outros jogadores normais durante um jogo aleatório. Os torneios de Esports são competitivos (humanos vs. humanos) e geralmente têm um público, assim como os esportes tradicionais.


 

Como eles funcionam?


Os Esports geralmente assumem a forma de competições organizadas de videogame para vários jogadores, especialmente entre jogadores profissionais, individualmente ou em equipes, onde suas habilidades e profissionalismo são celebrados. Eles são como atletas profissionais e sabem exatamente o que fazer em suas respectivas áreas, neste caso, em seus respectivos jogos. As regras e estratégias podem ser diferentes dependendo do jogo em questão.


Para você ter uma ideia de como as coisas podem ficar sérias, times profissionais costumam ter coaches (treinadores), analistas e até gestores que vão ajudar o time a crescer, tirar o máximo proveito deles e também organizar estratégias.


Uma das coisas que a maioria das pessoas ama nos Esports é que, ao contrário de outros esportes, onde homens e mulheres geralmente estão em times ou torneios diferentes, os Esports são tecnicamente mistos, com jogadores masculinos, femininos ou gêneros não binários. Também está aberto a todos, independentemente da capacidade física.




O que é jogado nos torneios?


Esports são muito abertos e podem ser associados a muitos jogos diferentes, mas os gêneros de jogos mais comuns que fazem parte dos Esports são arena de batalha multiplayer online (MOBA), battle royale e estratégia em tempo real (RTS), tiro em primeira pessoa (FPS), luta e jogos de cartas.


Quando se trata de franquias populares no Esport, isso inclui alguns jogos como League of Legends, Dota, Valorant, Overwatch, Street Fighter, Counter-Strike, Super Smash Bros. e StarCraft, entre muitos outros.


Alguns jogos são jogados em consoles, mas outros são jogados em PCs.




Como e onde os torneios acontecem?


As partidas podem acontecer online pela internet e, nesse caso, podem ser visualizadas por meio de plataformas de streaming como a Twitch, por exemplo, que transmitem os jogos online em tempo real. A crescente disponibilidade de plataformas de streaming online, como o YouTube e a Twitch, tornaram-se fundamentais para o crescimento dos torneios de esportes eletrônicos.


Mas algumas partidas podem acontecer em um evento físico, em uma rede local (LAN), e quando acontece assim, os espectadores podem comprar seus ingressos e assistir como um torcedor de futebol assistiria a uma partida de futebol, por exemplo. Normalmente as grandes finais acontecem como eventos físicos, que podem ser enormes e muito emocionantes para quem presente.


A popularidade e o reconhecimento dos Esports ocorreram pela primeira vez na Ásia, onde podemos ver um crescimento significativo na China e especialmente na Coreia do Sul, mas fora da Ásia, os Esports também são populares nas Américas e na Europa, com eventos regionais e internacionais ocorrendo nessas regiões. Em 2015, foi lançada a primeira Esports Arena, em Santa Ana, na Califórnia.


Esses eventos podem ser e são assistidos por milhões de fãs todos os anos, e esses números estão crescendo com o passar do tempo.




Quais são os prêmios?


Os Esports geralmente oferecem um prêmio em dinheiro, mas não envolve apenas uma pequena quantia. Estamos falando de muito dinheiro em prêmios. Para dar um exemplo da escala dos esportes eletrônicos, alguns dos maiores torneios oferecem milhões em prêmios.


Alguns dos torneios com as maiores premiações da história são o Dota 2 International (2019) com 34 milhões de dólares, e até o Fortnite World Cup Finals 2019 (Solo) que ofereceu 30 milhões de dólares.


Os jogadores profissionais também podem ganhar um salário decente, mas quando se trata deles, depende muito da equipe, do jogo e até do próprio jogador. Alguns dos melhores jogadores profissionais ganham centenas de milhares de dólares por ano, e isso sem considerar coisas como acordos de patrocínio e doações em streaming.




Como posso entrar para o Esports?


Se você está interessado em fazer uma carreira no Esports, você precisa ter em mente que existem muitos papéis diferentes nele: jogadores profissionais, apresentador/host, ou até mesmo treinador/coach, analista e muitos mais.


Existem várias maneiras de começar a seguir uma carreira no Esports. Em primeiro lugar, a boa notícia é que há mais empregos no Esports do que nunca, o que significa que agora é mais fácil se envolver nesse mundo, mas, ao mesmo tempo, requer muito trabalho, dedicação, paixão e paciência, pois pode ser um universo muito competitivo.


Você pode se concentrar em sua experiência de trabalho, pois é uma ótima maneira de começar qualquer coisa! Você pode tentar entrar em contato com equipes, organizações, emissoras e outros. Quando se trata de obter alguma experiência, os contatos são tudo, então tente contatar empresas respeitadas e pessoas amigáveis que podem ajudá-lo a desenvolver suas habilidades e dar-lhe uma visão do mundo dos Esports.


Tornar-se voluntário também é uma alternativa que pode te ajudar. Existem algumas empresas que procuram frequentemente cargos de voluntariado remunerados e não remunerados! Você pode se voluntariar como para uma equipe de eventos, sentar-se na recepção, oferecer suporte técnico ou até mesmo ajudar os visitantes. Fique de olho nas vagas disponíveis! Isso é algo que pode colocá-lo dentro deste mundo e pode ajudá-lo a entender mais sobre ele, aprender novas habilidades, ganhar experiência valiosa e também conhecer pessoas que podem ajudá-lo no futuro.


E claro! Se você quer ser um jogador profissional, não deixe seu sonho ser apenas um sonho. Comece a trabalhar nisso! Pratique e tente entrar para uma equipe local. Encontre o seu nicho, aprenda mais sobre o jogo de seu interesse e desenvolva suas habilidades nele. Certifique-se de descobrir suas melhores habilidades e não tenha medo de usá-las!





CONCLUSÃO


O mundo do Esports está crescendo, e rápido! Mais pessoas estão interessadas, seja como espectadores ou mesmo como jogadores profissionais. É sempre importante pesquisar e aprender mais sobre as melhores oportunidades e o que os Esports podem trazer para o mundo dos jogos online.


Nos próximos anos é certo que esse nicho vai crescer ainda mais e mal podemos esperar para ver tudo o que pode acontecer.



Com muito amor e sempre torcendo por você,

Equipe StreamSpell 💙


bottom of page